terça-feira, 15 de abril de 2008

RESPONDENDO A PERGUNTA DA MINHA AMIGA NILDA

- A DEUS e somente a Ele damos o culto da LATRIA ou adoração, aos santos damos o culto da DULIA ou veneração; à Maria damos o culto da HIPERDULIA ou veneração infinitamente superior a que damos aos santos. Maria é a Mãe de DEUS e sua santidade e dignidade são superiores às de todos os santos e anjos.

A Bíblia cita várias aparições de anjos aos homens, como mensageiros de DEUS. Nenhum deles, porém, saudou os homens. Já Maria foi a única criatura saudada pelo arcanjo Gabriel; “Ave, Cheia de Graça!” porque ela como mãe de DEUS é superior aos anjos.

Ela é rainha dos anjos. E como explicar as poucas citações de Maria na Bíblia? Se lermos a Palavra de DEUS com o coração atento, veremos que a Mãe de JESUS está presente em toda Bíblia. O que acontece é que Maria foi a figura materna escolhida por DEUS para dar vida Àquele que viria a ser o Nosso Salvador. Sua função era a de dar carinho, amor e apoio a JESUS. Maria nunca esteve a frente de JESUS, mesmo porque Maria era obediente ao seu Santo Filho, que era o próprio verbo feito carne, portanto, superior.

O que queremos abordar com isso é que nós, cristãos católicos, devemos venerar Nossa Senhora pelo seu exemplo de vida, sua simplicidade e principalmente pela sua obediência a DEUS. Não esqueçamos, somente ao Senhor adorar, é diante Dele que todo joelho deve se dobrar; pois do Senhor nos vem tudo o que precisamos. (Adaptado do Livro “Maria, conheça melhor, ame mais Nossa Senhora” Prof. Anair Sant 'Ana) -

Nenhum comentário: