segunda-feira, 28 de abril de 2008


Bom Dia! Que nossa semana seja muito abençoada!!!

quarta-feira, 23 de abril de 2008

terça-feira, 15 de abril de 2008




texto retirado do liv "O Banquete do Cordeiro" de Scott Hajn (Editora Loyola)

“O QUE DESCOBRI QUANDO FUI À MISSA PELA PRIMEIRA VEZ”

Ali estava eu, incógnito, um ministro protestante à paisana, sentado no fundo de uma capela para participar pela primeira vez da Missa. A curiosidade me arrastara até lá e eu ainda não tinha certeza de que fosse uma curiosidade saudável.

Sentei-me na obscuridade, em um banco bem no fundo da capela, à minha frente havia um número considerável de pessoas, de todas as idades.

De repente um sino tocou, todos se levantaram quando o padre surgiu de uma porta ao lado do altar. Permaneci sentado, imagina que eu iria fazer reverencia a um padre me levantando.

Durante anos como calvinista evangélico, fui instruído para acreditar que a missa era o maior sacrilégio que alguém poderia cometer. Tinha aprendido que a missa era um ritual com o propósito de “sacrificar Jesus outra vez”. Por isso eu seria um espectador, ficaria sentado, com a minha Bíblia aberta em colo etc...

À medida que a Missa prosseguia, alguma coisa me tocou. Uma leitura de Isaías, um salmo, uma leitura das Cartas de S.Paulo, agora um trecho dos evangelhos. A experiência era prodigiosa. Eu queria interromper tudo e gritar: “Ei! Posso explicar o que está acontecendo a partir das escrituras? Isso que estou ouvindo aqui entre os católicos é maravilhoso!”

Não obstante, mantive minha posição de espectador... Até que ouvi o padre dizer: “Isto é o meu corpo...Este é o cálice do meu sangue...”

Então senti todas as minhas duvidas se esvaírem. Quando vi o sacerdote elevar aquela hóstia branca, percebi que uma prece subia do meu coração em um sussurro: “MEU SENHOR E MEU DEUS. SOIS REALMENTE VÓS!”

À partir daquele ponto da missa, fiquei, por assim dizer tolhido. Não imaginava uma emoção maior que aquelas palavras provocaram em mim. Porém a experiência intensificou-se um momento depois, quando ouvi a congregação repetir: Santo, Santo, Santo...

Meu Deus, eu que estudara o apocalipse durante 20 anos, entendia muito bem o que estava acontecendo ali... o céu baixava-se naquele local para celebrar com os católicos!!!

Mais aturdido fiquei ainda, quando ouvi toda a assembléia dizer: Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo..., e o sacerdote responder: “EIS, O CORDEIRO DE DEUS AQUELE QUE TIRA O PECADO DO MUNDO...”

Em menos de um minuto a frase: “CORDEIRO DE DEUS...” ressoou quatro vezes. Graças aos longos anos de estudos bíblicos, percebi imediatamente onde eu estava. Estava no livro do apocalipse, no qual Jesus é chamado Cordeiro. Estava na festa de núpcias que João descreve no apocalipse. Estava diante do trono do céu, onde Jesus é saudado para sempre como cordeiro. Entretanto, eu não estava preparado para isso – EU ESTAVA NA MISSA.

Voltei a missa no dia seguinte e no outro dia e no outro. Cada vez que voltava, eu descobria mais passagens das Escrituras consumadas diante de meus olhos.

Mergulhei com vigor renovado em meu estudo do cristianismo antigo e descobri que os primeiros padres, bispos da Igreja haviam feito a mesma descoberta que eu fazia a cada manhã. Eles consideravam o livro do apocalipse a chave da liturgia. Alguma coisa intensa aconteceu com o estudioso e crente que eu era. ALÉM DISSO, A MISSA QUE EU ACHAVA A MAIOR DAS BLASFÊMIAS, agora se revelava no acontecimento que ratificou a aliança com Deus: “Este é o cálice do meu Sangue...”

Eu estava aturdido com a novidade de tudo aquilo. Em meio a crianças chorando e correndo dentro da igreja pra cá e acolá. Em meio um coral destoado nas vozes. Em meio a mulheres vestidas como se fossem para praia, o céu se une com os católicos para celebrarem o Banquete do Cordeiro.

Depois de duas semanas de comparecimento diário à missa, eu me via querendo levantar durante a liturgia e dizer: “Ei pessoal. Quero lhes mostrar onde vocês estão no livro do Apocalipse! Consultem o capitulo 4, versículo 8; agora mesmo vocês verão que estão no céu.”

Verdadeiramente, me converti a Igreja Católica e, descobri que os Padres é que descobriram toda essa riqueza e não eu.

Descobri que o Concílio Vaticano II tinha me passado para trás. “Na liturgia terrena antegozando, participamos da liturgia celeste, que se celebra na cidade santa de Jerusalém, para a qual, peregrinos, nos encaminhamos. Lá, Cristo está sentado à direita do Pai, ministro do santuário e do tabernáculo verdadeiro; com toda a milícia do exercito celestial entoamos um hino de glória ao Senhor, e venerando a memória dos Santos, esperamos fazer parte da sociedade deles; suspiramos pelo Salvador, Nosso Senhor Jesus Cristo, até que Ele, nossa vida, se manifeste, e nós apareçamos com Ele na glória”.





RESPONDENDO A PERGUNTA DA MINHA AMIGA NILDA

- A DEUS e somente a Ele damos o culto da LATRIA ou adoração, aos santos damos o culto da DULIA ou veneração; à Maria damos o culto da HIPERDULIA ou veneração infinitamente superior a que damos aos santos. Maria é a Mãe de DEUS e sua santidade e dignidade são superiores às de todos os santos e anjos.

A Bíblia cita várias aparições de anjos aos homens, como mensageiros de DEUS. Nenhum deles, porém, saudou os homens. Já Maria foi a única criatura saudada pelo arcanjo Gabriel; “Ave, Cheia de Graça!” porque ela como mãe de DEUS é superior aos anjos.

Ela é rainha dos anjos. E como explicar as poucas citações de Maria na Bíblia? Se lermos a Palavra de DEUS com o coração atento, veremos que a Mãe de JESUS está presente em toda Bíblia. O que acontece é que Maria foi a figura materna escolhida por DEUS para dar vida Àquele que viria a ser o Nosso Salvador. Sua função era a de dar carinho, amor e apoio a JESUS. Maria nunca esteve a frente de JESUS, mesmo porque Maria era obediente ao seu Santo Filho, que era o próprio verbo feito carne, portanto, superior.

O que queremos abordar com isso é que nós, cristãos católicos, devemos venerar Nossa Senhora pelo seu exemplo de vida, sua simplicidade e principalmente pela sua obediência a DEUS. Não esqueçamos, somente ao Senhor adorar, é diante Dele que todo joelho deve se dobrar; pois do Senhor nos vem tudo o que precisamos. (Adaptado do Livro “Maria, conheça melhor, ame mais Nossa Senhora” Prof. Anair Sant 'Ana) -

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Nossa Senhora das Dores

Nossa Senhora da Saudade

Nossa Senhora de Fátima

Nossa Senhora da China

Junho 23, 2007...8:36 pm
S.O.S Nossa Senhora da China
Jump to Comments

senhorachina.jpg

O Governo comunista da China não fez nada, até o momento, para impedir a destruição de um santuário mariano na província de Henan, construído por volta de 1903-1905.

O local de peregrinação, dedicado a Nossa Senhora do Carmo, tem mais de 100 anos de existência, a cada ano atrai pelo menos 40 mil devotos e será destruído com dinamite para dar lugar há hotéis e vilas.

O santuário fica em Tianjiajing, na diocese de Anyang e foi erguido como forma de agradecimento à proteção da Virgem Maria contra os perigos da perseguição dos boxers, em 1990. Os boxers eram membros de uma seita nacionalista radical que perseguia todo estrangeiro e chineses que aderiam ao cristianismo.

Essa não é a primeira vez que o local de peregrinação dos católicos é ameaçado. Durante a Segunda Guerra Mundial, os japoneses quase destruíram por completo o santunário de Tianjiajing. Depois, na década de 60, foi a Guarda Vermelha que quase destruiu todo o lugar.

Os católicos voltaram a se reunir no local desde 1979, quando retornaram a fazer as peregrinações, viajando por muitos quilômetros a pé até o santuário.

Em maio de 2007, por ocasião da festa de Nossa Senhora da China, o secretário geral da província de Henan ordenou que a Igreja cancelasse a peregrinação, acentuada no mês de julho, por conta da festa de Nossa Senhora do Carmo, no dia 12.

Nas palavras do decreto da pronvíncia de Henan, tanto o santuário quanto a peregrinação constituem “atividade religiosa ilegal”.

Nas palavras dos católicos da diocese de Anyang:“Não temos medo e vamos persistir na defesa de nossos direitos legítimos até o fim!”

Mais sobre o assunto no blog Status of Chinese People.

Nossa Senhora da China, rogai por nós!

RETIRADO DE: http://diasimdiatambem.wordpress.com/

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Lista de nomes de Nossa Senhora


Nossa Senhora da Piedade - uma das muitas formas de adoração a Maria

Esta lista de nomes de Nossa Senhora, relacionando os nomes pelos quais Maria, mãe de Jesus Cristo é reverenciada pela fé católica, trazendo ainda a justificação para sua adoção.

Veneração a Maria
A Mariologia, instituída como uma das bases da fé Católica Romana, fez surgir ao longo dos tempos, diversas formas de devoção àquela que chamam de Nossa Senhora, em diversas denominações.

Evocada por suas denominações, a veneração a Maria é responsável pela multiplicidade de nuances em seu caráter, que é admirado em aspectos parciais.

Lista dos nomes de Maria

Nome Origem Devoção

Nossa Senhora da Abadia — —

Nossa Senhora Achiropita — —

Nossa Senhora Aparecida Imagem encontrada no Vale do Paraíba (São Paulo)Padroeira do Brasil

Nossa Senhora do Amparo / da Ajuda / Auxiliadora — Prenome feminino: Maria da Ajuda, Maria do Amparo, Maria Auxiliadora;

Nossa Senhora da Anunciação Visita do anjo Gabriel a Maria Nome de mulher, "Maria da Anunciação";

Nossa Senhora do Bom Parto / do Parto Nascimento de Jesus —

Nossa Senhora da Conceição / da Imaculada Conceição Relembra a concepção de Jesus, sem pecado. Prenome feminino: Maria da Conceição, Conceição

Nossa Senhora do Desterro A fuga para o Egito Antigo nome de Florianópolis.

Nossa Senhora das Dores Nascimento de Jesus Prenome feminino: Maria das Dores

Nossa Senhora de Fátima Aparição em Fátima (Portugal)
Prenome feminino: Maria de Fátima ou apenas "Fátima"; Santuário de Fátima;

Nossa Senhora das Graças — Prenome feminino: Maria das Graças.

Nossa Senhora da Glória — Prenome feminino: Maria da Glória, Glória;

Nossa Senhora de Guadalupe Aparição em Guadalupe, México
Prenome feminino: Maria Guadalupe, Guadalupe;

Nossa Senhora do Livramento — —

Nossa Senhora de Lurdes Aparição em Lourdes (França)
Prenome feminino: Maria de Lurdes ou apenas Lurdes.

Nossa Senhora Medianeira Crença no papel de intermediária entre o fiel e Jesus. —

Nossa Senhora de Međugorje (Medjugórie) Aparição em Međugorje na Croácia

Nossa Senhora do Ó Sermão proferido pelo Padre Vieira, onde compara as virtudes de Maria à "perfeição da letra o" Freguesia do Ó em São Paulo

Nossa Senhora da Paz / Rainha da Paz — —

Nossa Senhora Peregrina Alusão à imagem de Nossa Senhora de Fátima —

Nossa Senhora da Piedade Evocação da Paixão de Cristo Prenome feminino: Maria da Piedade;

Nossa Senhora Rainha dos Homens — —

quarta-feira, 9 de abril de 2008